A Saga de Guerra nas Estrelas (Star Wars) em selos postais

 

por Rubem Porto Jr. 

 

É indiscutível o apelo que a saga cinematográfica Star Wars exerce sobre o público. O conjunto de seus episódios corresponde ao maior sucesso cinematográfico de todos os tempos tendo arrecadado bilhões de dólares em bilheteria, fora aquilo que arrecadou em merchandising.

 

É evidente que esses levam a se imaginar o porque esta saga ainda não havia sido "retratada" filatelicamente. O fato é que a Lucasfilm, empresa que detem os direitos da marca Star Wars, sempre foi tremendamente ativa no sentido de não permitir emissões nas quais estivessem retratados personagens, cenas ou mesmo que fizessem referência a qualquer elemento relativo à franquia.

 

Não foi uma única vez que a Lucasfilm na tentativa de presrvar seus direitos de marca processou firmas distribuidoras de material filatélico de países exóticos, obrigando que o material fosse retirado do mercado. Alguns distribuidores e casas filatélicas também sofreram processos da Lucasfilm.

 

Entretanto, agora que foi lançado o quinto filme da série (que corresponde ao segundo episódio da primeira trilogia) denominado O Ataque dos Clones, parece que a Lucasfilm reviu a sua estratégia e permitiu o lançamento de farto material relativo à série em associação ao sempre ativo e inventivo correio australiano. O fato é que estão disponibilizados para a venda um sem número de material de boa qualidade.

 

Além disso emissões de outros países também fazem referência ao tema. Esse é o caso correio de St Vincent que lançou três selos enm formato retangular (fig.1) e os mesmos em formato triangular (fig.2), autorizados, que representam O Vilão Darth Vader, O Mestre Jedi Yoda e um dos soldados do Império. Ao lado desses personagens estão representados os logotipos de cada um dos três primeiros episódios que correspondem a totalidade da segunda trilogia: Star Wars, O Império Contra-Ataca e o Retorno do Jedi. São efetivamente belos selos. Além disso foi lançado um bloco de nove selos (os mesmos com variações na posição dentro do bloco) (fig.3), envelopes, e um conjunto de envelope e placa em ouro para colecionadores mais ávidos que vem com um certificado de qualidade agregado.

 

 

 

       

 

 

No caso dos selos do correio australiano temos um ótimo exemplo de como atender a vários mercados. Vejamos: em verdade não há um único selo australiano referente a Star Wars. Há isso sim selos australianos aos quais se agregam etiquetas com os personagens de demais marcas da franquia (figs.4, 5, 6 e 7). Um ótimo exemplo de imaginação que poderia ser usado pelo correio brasileiro para as tais homenagens a pessoas vivas, pis afinal, elas não estariam representadas nos selos e sim em etiquetas a eles agregadas. Não seria fantástica uma emissão com estas características?

 

Contato

Numismática Ribeirão Preto Rua Florêncio de Abreu, 1136 - Centro
Ribeirão Preto - SP
Osvaldo Luiz Oliveira
(16) 3610-6487
numismaticarp@gmail.com